Thursday, March 12, 2009

Actualizacao

O post de hoje, o primeiro a sério, é para a família. Que quer saber de nós, as rotinas, os progressos, as gracinhas dos mais pequenos. Eu estou ainda um pouco desocupada na minha nova categoria de pos-doc: encomendei a semana passada os reagentes de que preciso para começar a trabalhar, e não há meio de chegar coisa nenhuma… ja estou um bocado farta, mas também ja encontrei outras coisas para me entreter. Estou contente. O Nick tem desempenhado, com uma eficácia e dedicação que me surpreenderam pela positiva, o seu novo papel de dono-de-casa e pai a tempo inteiro. Continua desempregado. Inicialmente muitas entrevistas, agora nada… sentimos que já batemos a todas as portas, explorámos todas as vias e agora apenas esperamos. Tentando não deseperar. Ele está desanimado, mas eu tenho esperança que os dois homenzinhos mais novos consigam evitar que ele se afogue. O Lucas está super giro: fala que se farta, mas quase nada se percebe. O vocabulário é maioritariamente português, com excepção de “bye-bye” e “twee” (a sua versão de tree), mas também sabe dizer “arbe”. Já vai tentando combinar palavras, ou então palavras com os sinais (gestos) que continua a aprender, e tenta fazer pequenas frases. Já se explica muito bem. E já corre! Dá beijinhos (quando quer). Come lindamente. Adora “ajudar” nas tarefas domésticas. O Thomas continua muito querido, muito calmo e muito meigo. Entretém-se muito com qualquer coisa, e também fala muito… e também não se percebe quase nada. Teimoso como só ele (e talvez o paizinho dele). Adora livros. Adora cães e gatos (os gatos todos tem o nome da nossa Zöe), sabe sinais para quase todas as imagens dos livros que tem, e reconhece TODOS os livros pelo título, feito que não deixa de nos impressionar contando que, não só eles têm imensos livros, como alguns são da mesma colecção, o que significa que as capas são idênticas e as lombadas, pensavamos nós, não seriam fáceis de distinguir. Mas nós pedimos-lhe que vá buscar a história tal, e ele não falha. E quando lhe perguntamos por determinado personagem, ele folheia com um ar muito atento até encontrar para nos mostrar. Tem uma memória prodigiosa. Cai imenso e ainda não corre. Não sei se é apenas desastrado ou se há aqui mais qualquer coisa com que me deva começar (continuar, para ser mais honesta) a preocupar… o desenvolvimento motor dele sempre foi mais atrasado que o do irmão… mas é isso defeito ou feitio? Ainda não estou certa. Ambos dizem (por gestos) “se faz favor” e “obrigada”, a maior parte das vezes as duas logo de seguida após o pedido, para ficarem logo despachados. Ambos confundem a girafa com a zebra… mas distinguem perfeitamente o leão da leoa. Esta ultrapassa-me.
O Lucas adora fruta. O Thomas não consegue comer fruta que não esteja passada: pede, põe ao pé da boca e diz “hmmmm” (como se fosse a sua comida preferida), e depois tenta comer (nos não insistimos) e faz uma cara que parece que lhe estamos a dar vinagre! Não vai. De maneira nenhuma. Morangos, melancia, bananas, pêras, pêssegos, ananás, maças, uvas, manga, papaia, goiaba, meloa, mirtilos… já experimentei TUDO. Aceito dicas e sugestões.
Estamos bem.
Estaremos melhor e mais felizes quando o pai retomar a vida activa. Até lá… consolamo-nos nestes pequenos progressos e diárias novidades que não deixam de nos fascinar...

3 comments:

Beco Escuro said...

Bem,
E cá estou eu a comentar este primeiro post, com a promessa de acompanhar este blog e tentar traduzir os posts que não estejam na língua de Camões:o)

Estranhei a parte de o Homem da casa estar desempregado e tu a trabalhar, ou à espera de algo para começar, tens de me explicar isso, visto que da última vez que falámos tudo era ao contrário.

Vou dar o pequeno almoço ao Vicente,
Cumprimentos

Beco

gemini_p said...

Sim... o Nick esta' sem emprego e eu comecei dia 2 deste mes. A conjuntura economica actual virou de repente a nossa vida do avesso!

Ricardo said...

Olá Amiga.

Apesar de já não falarmos há uma eternidade... my fault, sorry!, adorei saber notícias tuas (vossas).
Nós estamos óptimos, e por enquanto a conjuntura ainda não nos afectou negativamente, antes pelo contrário - aumentámos o nº de herdeiros, e temos desde o dia 7 de Janeiro uma linda Maria, que vem fazer companhia ao Afonso e à Matilde.
Logo que possível vou dando notícias porque, apesar de estar em casa de licença, não tenho quase tempo livre.

Muitos beijinhos de nós para vocês,
Cláudia